top of page

   CONVENTO FRANCISCANOS  

Estamos em frente à vista panorâmica de toda a cidade de Jesus, na parte inferior vemos o antigo convento dos franciscanos (1),  hoje sede da prefeitura e das instalações paroquiais, no conjunto destaca a torre da igreja paroquial. Continuamos observando esta foto, à direita destaca em branco o Hospital da Santa Cruz e no tijolo podemos ver os prédios da Casa madre de las Hermanas de la Consolación (2). Nós que fazemos esta jornada a pé, encontraremos às margens do canal à direita do Ebro, inaugurado em 1857, data que nos lembra o início do período fundacional da Congregação. Caminhamos aproximadamente uns 50 m. e já estamos na frente da prefeitura e da paróquia. Neste prédio, o hospital de Santa Cruz foi estabelecido por alguns anos.

 

torre igle
immaculada_exterior
puerta iglesia
carrer de la rosa
casa 1859
1859

Um pouco de história

 

O antigo convento franciscano foi chamado de "Santa Maria de Jesus" (séculos XV-XVIII). Tal foi sua importância que deu nome a esta cidade. Podemos aproximar da fachada da igreja para ver uma imagem antiga da Virgem em baixo relevo.

Os franciscanos deixaram durante a exclaustração de Mendizabal e, em 1844, foi instalada no convento uma fábrica de vidro, embora a igreja permaneça aberta ao culto.

Em 1850, o edifício foi cedido aos Padres Jesuítas que instalaram o Colégio Máximo, até que foram expulsos após a revolução septembrina  em 1868. Então a Junta Revolucionária decidiu instalar o hospital civil da cidade de Tortosa que continuou até 1876 em que, novamente, o hospital se mudou para a Plaza del Estudis.

Em 1906, o hospital da Santa Cruz foi definitivamente transferido para a Casa de Misericórdia.

historia 1

Uma pergunta

 

Maria Rosa, que vive vinte e sete anos em Tortosa, não apreciou a beleza do seu entorno e paisagem? A tradição nos diz sim, mas pensando mais sobre as necessidades das Irmãs do que o próprio descanso. Vejamos.

A transferência dos doentes para este lugar de Jesus significou um esforço para as Irmãs, uma vez que tiveram que reorganizar as coisas para que os doentes fossem instalados corretamente. A Madre atenta às necessidades, também de suas Irmãs, organiza alguns dias de descanso na Toscà.

 

Usamos a tradição oral das pessoas desta cidade. O Senhor Joan ouviu sua família dizer que a Madre Fundadora subiu as Irmãs à Tosca em uma carruagem para descansar por alguns dias e se recuperar. Existe a "Font de Ferro", cuja água foi um grande restaurador. Ficaram na "Casa dels Canonges", que estava em frente ao eremitério de Santa Magdalena.

 

Esta tradição nos fala do espírito da Madre, da sua delicadeza e atenção às Irmãs. Uma grande mulher que revela detalhes e cuidados.

pregunta 1

Em caminho

E nós vamos para a Casa Madre pela rua da Rosa, no nº 15, podemos ver uma data na fachada da casa -1859-, esculpida em mármore rosa de Tortosa, um ano que continua lembrando-nos o período fundacional.

ruta 1
bottom of page