top of page

   COLÉGIO  

Estamos localizados em frente ao nº 13, uma casa com uma porta de arco que preserva a estrutura do prédio do primeiro colégio para meninas dirigidas por María Rosa.

Anteriormente, a Prefeitura de Tortosa, vendo o bom progresso que a Casa da Misericórdia havia tomado, decidiu confiar também a Escola Pública de Meninas, às Irmãs. Em breve, o prestígio da escola cresce entre a sociedade Tortosiana e não há vagas. Isso nos situa no ano de 1851.

Mais tarde, as mudanças sociais também afetarão o progresso desta Escola, e as Irmãs foram forçadas a deixá-la. É quando eles abrem uma escola sob sua responsabilidade no lugar onde estamos.

 

Detrás de nós, no pequeno parque, podemos ver a porta neoclássica que dava acesso à escola pública.

 

Um pouco de história

 

Em 19 de março de 1851, María Rosa ocupou o cargo de escola pública de meninas na rua Moncada, número 22, no centro da cidade e no lugar da chamada Casa de Enseñanza. A escola tinha quatro salas com uma irmã em frente de cada uma: corte-costura, rendas e meia, além dos ensinamentos do catecismo e da parte literária que correspondiam a cada turma.

  

“A novidade, a delicadeza do trabalho e os novos sistemas de ensino, contribuíram para ter muitas alunas. Devido à sua importância como escola oficial, este centro foi considerado um dos melhores pagos na província, sendo incluído nos orçamentos do município”.

 

Dependendo da administração pública, as mudanças políticas nem sempre foram favoráveis à presença das Irmãs na Escola, então a Madre teve que defender seu trabalho mais de uma vez. Com a revolução "septembrina", em 1868, as dificuldades levando ao abandono da escola pública por Maria Rosa e a abertura de uma escola privada de Consolação.

 

Maria Rosa não abandona sua missão educativa em Tortosa. Ela não pode permitir que as jovens mulheres de Tortosa estejam à mercê de uma educação secular. É por isso, que ela abriu a escola privada com as mesmas Irmãs, que foram seguidas por suas alunas.

 

A escola privada ocupa o piso térreo e o primeiro andar da Rua Moncada nº 13. Nela também funcionará um pequeno internato.

 

Em 1886, esta Escola foi instalada na Rua de la Rosa, 12. É um prédio maior com quatro andares. Em 1940, a escola atual foi construída na Rua Argentina, 32.

historia 6

Una pergunta

 

Que faz Maria Rosa entre as jovens da escola de Tortosa?

 

Conhece  as alunas, assessora as Irmãs, é a alma do novo Colégio. Manifesta seu profundo interesse pela juventude, sua esperança sempre aberta para o futuro, que essas jovens irão construir.

 

Anjo de alegria e bom conselho, é assim que o primeiro biógrafo, Sebastián León Tomas, nos define Maria Rosa.  Companheira, amiga. Todos ficavam muito felizes em sua companhia. Às vezes, a visitavam na Casa de Misericórdia, o jardim era um bom lugar para recreação. Então a Madre conversava com elas, escutava seus interesses e, às vezes, compartilhavam alguns doces. Será seu livro de receitas? É possível!

pregunta 6

Em caminho

Nós iremos para a rua de La Rosa, lá vamos ouvir com atenção um testemunho entre as muitas pessoas que conheceram a Madre.  Uma anotação de curiosidade.

ruta 6
bottom of page