top of page

   NAVEGAMOS?   

A partir deste porto, podemos imaginar a viagem das primeiras Irmãs que, com Maria Rosa, começaram a viagem a Mora de Ebro, para o primeiro colégio internato.

 

Agora ficamos em terra. Embora seja um interessante passeio, que nos aproxima da experiência de Maria Rosa e das Irmãs que fundaram em Mora de Ebro.

 

Deste lado da ponte, antes de atravessar o rio Ebro, vemos à esquerda, a igreja de Roser, em cujo presbitério há um mural com a imagem de Maria Rosa Molas. A igreja está aberta muitas horas, ao longo do dia, certamente podemos entrar.

 

E se olharmos para o horizonte podemos admirar Monte Caro. Com 1.442 metros de altura é o pico mais alto da província de Tarragona.

 

"Não há nada mais bonito na Terra do que as obras do Criador", dizia Maria Rosa.

Deixo a direção para organizar o passeio de barco:  www.benifallet.altanet.org/lo-llagut-benifallet

 

el roser
embarcadero en tortosa
llagut a beniffallet
al fondo el caro
historia 8

Um pouco de história

 

Nas margens deste trecho do Ebro, lembremos de outro momento da história que estamos revivendo. A fundação em Mora de Ebro.

 

Ali fundou uma escola e um internato para jovens. No Regulamento Escolar publicado em dezembro de 1866, lemos: "duas partes terão a educação proposta no Colégio: religiosa e moral, a primeira; científica e econômica, o segundo”.

 

Maria Rosa teve o cuidado de formar jovens com uma cultura humano-cristã, "adaptadas à sã ilustração da época". Formação que lhes permitiu realizar sua missão na vida.

Uma pergunta

 

Maria Rosa navegou por este rio? Até os princípios do século XX, Tortosa era porto justo neste lugar onde estamos.

 

Temos a noticia documentada de uma das viagens feitas por María Rosa por esta via navegável, a primeira vez que ela viajou para Mora de Ebro com mais quatro irmãs, para a fundação nesta cidade. Era 7 de janeiro de 1865.

 

Desembarcaram em Miravet, a cidade antes de Mora. Parece que o desembarque nesta parte foi mais fácil. Aqui um grupo de pessoas que representavam Mora estava esperando por elas: o pároco com outro padre, o vice-prefeito e os proprietários que dispunham a colaborar com o trabalho da nova escola. Eles entraram em duas embarcações, onde convidaram os recém-chegados a subir. Caminhada lenta em direção a Mora no final da tarde.

pregunta 8

Em caminho

Retornamos a Jesus para concluir a caminhada na Casa Madre.

ruta 8
bottom of page